Social Icons

sábado, 1 de janeiro de 2011

6 Dicas Essenciais para Quem Trabalha com Design Profissional


Descrição: Normalmente Quem Trabalha com Design segue algumas regras ao começar um Serviço. Hoje vou dar algumas dicas para quem está iniciando no com WEBDesigner. Aí vai as 6 dicas:
1- Briefing
Após pesquisarem por briefing na web (aquelas perguntas que se deve fazer ao cliente), escolha quais serão as mais adequadas e monte seu próprio questionário.  Tente captar o máximo de informações, pois a falha na comunicação é uma poderosa arma contra o seu projeto. Evite perguntas desnecessárias; e jamais peça para o cliente responder o questionário, pois, já que estarão reunidos é preferível, no desenrolar da conversa, as respostas fluírem naturalmente. Anote, e anote mais um pouco. Não deixe nada passar despercebido.

Através do briefing é importantíssimo definir qual o objetivo do site: será formal ou informal? Será veiculado somente em computadores ou será visto em outros meios de comunicação? Qual público deseja atingir, ou seja, quem visitará o site?

2- Proposta
Após a análise das informações obtidas, crie uma proposta detalhada, deixando claro o que se pretende executar, tempo e custo.

3- Contrato
Após a aprovação do orçamento, faça um contrato especificando tudo o que será realizado, como por exemplo as tecnologias que estarão empregadas no projeto, quantidade de páginas... Esta etapa é muito importante, pois o documento é um instrumento legal de comum acordo entre ambas as partes. Apresente, também, um esboço de como o site ficará: desenhe várias páginas imaginado como seria seu visual na tela, como o posicionamento das chamadas principais, banner, imagens, textos, entre outros. Deixe o rascunho anexado junto à proposta e peça para que o cliente assine-o. Obs.: este esboço não deve ser criado à mão, utilize programas simples como o illustrator - ou o corel – criando caixas com seus respectivos nomes: logo, menu, banner, destaque 1, e assim por diante. Abaixo segue um simples exemplo de esboço:


4- Definição do conteúdo
É aconselhável criar uma lista com os principais tópicos e suas hierarquias. A princípio a ordem não é essencial, porém já é uma ótima forma de começar a se organizar. A lista poderá ter quantos tópicos forem necessários, mas cuidado: seu leitor poderá se cansar e se perder em meio a tantas informações.

Nesta etapa, pergunte-se se os usuários conseguirão localizar as informações e encontrar o caminho de volta até a posição conhecida.

5- Página Inicial
Lembrem-se sempre que a Home Page de um site é a porta para a sua apresentação. Portanto, ao definir todo o contexto do site, selecione o que for essencial e defina os destaques na home. Deixe um espaço reservado para uma breve descrição sobre empresa, resuma-a em poucas linhas, de um modo que o usuário entenderá a mensagem transmitida. Geralmente cria-se um banner ocupando um extenso espaço para as informações primárias, e destaques menores para as secundárias.

6- Criação
Após a realização das etapas acima é hora de criar.
Assim, pesquise e pesquise, procure por galerias de sites, encontre sites do mesmo seguimento. Analise, pesquise novamente. Dê atenção especial aos detalhes, pois é através deles que as pessoas reconhecerão seus trabalhos, seu diferencial. 
Nossa Avaliação Do Conteúdo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário